Como instalar o Protheus no Linux – Parte 1

Como instalar o Protheus no Linux – Parte 1

Neste post irei mostrar de forma detalhada como realizar a instalação do Protheus na versão 12.1.27 em um ambiente Linux.

A distribuição Linux que utilizaremos será a Ubuntu e todo o processo de instalação será realizado em uma máquina virtual criada com o VMWare Workstation Player.

Arquivos necessários

Como a instalação será realizada em uma máquina virtual vou deixar o link para download do VMWare Workstation Player, entretanto, o mesmo processo pode ser realizado em outros softwares de virtualização.

Observação

Para realizar o download do instalador do Protheus é necessário ter acesso ao portal da TOTVS.

O instalador também pode ser encontrado no portal utilizando os filtros na seção de downloads conforme demonstrado a seguir.

Máquina Virtual

Os próximos passos serão referentes a instalação do Ubuntu em uma máquina virtual, caso já tenha feito a instalação em uma máquina virtual ou em uma estação, pule para o próximo passo.

Para criar uma nova máquina virtual clique no botão “Create a New Virtual Machine”, depois selecione a opção “Installer disc image file (iso)” e através do botão “Browse” selecione o arquivo .iso baixado na etapa anterior.

Recomendo a utilização de caracteres minúsculos para o nome de usuário e também para diretórios no Linux.

Na tela seguinte preencha os campo com os dados do usuário de acesso ao sistema operacional e posteriormente informe o nome da máquina virtual.

Na próxima tela defina o tamanho máximo do disco.

O disco rígido da máquina virtual é armazenado como um ou mais arquivos dentro do computador. O(s) arquivo(s) iniciam pequenos e se tornam maiores conforme você adiciona aplicações, arquivos e dados na máquina virtual.

Por fim será mostrado o resumo das definições da máquina virtual.

Ao concluir as configurações o processo de instalação do sistema operacional será iniciado se a opção “Power on this virtual machine after creation” estiver marcada, caso contrário, o processo será iniciado na primeira inicialização da máquina virtual.

O processo de instalação leva alguns minutos e ao final será mostrada a tela de login o Ubuntu.

Related Posts
Leave a Reply